Proposta do preço único por seguradora

Proposta do PREÇO ÚNICO por  Seguradora

 

Tendo em vista aqueles casos em que as Seguradoras estão prejudicando a nossa classe dos Corretores de Seguros na comercialização dos seguros de Automóvel, fazemos as seguintes considerações com relação ao Sistema de comissão em cima do prêmio net e a falta de conceito de Frota no mercado:

 

a)  Hoje as Seguradoras estão dando tratamento de seguros de Frota, às Montadoras, Concessionárias e grandes Corretores, onde acabam por privilegiar essas Montadoras, Concessionárias e Corretores, contribuindo para a concentração de renda no setor, uma vez que não se visa mais o segurado, e sim apenas os vínculos comerciais para darem esses descontos. Pode-se dizer que o seguro de Caminhões no Brasil esta ficando na mão de apenas 5 corretoras. “Estão tirando o ganho dos Corretores e entregando nas mão das Montadoras, Concessionárias e privilegiando esses corretores”.

b) Permitem que os corretores com maior comissão repassem essas mesmas comissões como desconto nos preços, tornando-os imbatíveis frente ao seus colega de profissão. De nada adianta uma Seguradora sinalizar que: “Somente emitimos seguro com o mínimo de 10% de comissão”.... se permitirem que uma corretora repasse como desconto a comissão adicional que tem.

c)  As Seguradoras não estão garantindo na sua grande maioria, consenso quanto à Comissão mínima nos seguros de automóvel, em função do trabalho feito em cima da comissão referencial, lançada e defendida pelo Sincor-SP.

  

d) Criam problemas para os corretores que, quando da renovação dos seguros, conta com os corretores para ceder parte de suas comissões, visando amenizar o impacto dos aumentos determinados pelas seguradoras,

e)  Favorece a prática de comissões baixas utilizadas por corretores, onde muitos sem estrutura encontram no preço sua única arma para conseguirem seguros, em detrimento da segurança dos segurados e da imagem do nosso mercado como um todo.

f)   As Seguradoras mantém uma postura longe da ética, uma vez que alimentam todas as distorções acima mencionadas, e no dia a dia, promovem a imagem de “amigos dos corretores de seguros”, 100% corretor , etc, etc, etc,.....

g) Com a introdução do perfil, e considerando que hoje o corretor de seguro compõe o preço do seguro de automóvel junto com o Segurador, hoje o segurado não tem condição de saber, diante de preços diferentes na mesma Seguradora, se essa diferença provém de carregamento de comissão ou preenchimento diferente de perfil, feito nesses casos, na maioria das vezes por corretores mal intencionados que visam alcançar um custo reduzido que lhes viabilize fechar os seguros. Infelizmente os segurados somente descobrem essa manobra, quando da ocorrência de um sinistro, onde vêem suas indenizações negadas pelas Seguradoras.

 

SOLUÇÃO:

a)      Que o corretor de seguros não mais componha o preço do seguro de automóvel, fazendo com que o preço dos seguros das seguradoras, contemple uma comissão mínima de 15%.

b)      Uma vez implantado esse processo, os segurados, diante de preços diferentes, terão condição de saber que a diferença no preço se trata de respostas diferentes nos perfis apresentados daquela seguradora, ou seja, cada seguradora somente terá um preço, independentemente do corretor que apresente. Essa condição permitirá que os Segurados possam se proteger e evitar futuros aborrecimentos e frustrações com o mercado segurador.

c)       Não se trata de TABELAMENTO! Uma vez que cada seguradora terá somente um preço, a concorrência se dará pelos diversos preços obtidos de várias seguradoras.Apenas cada seguradora dará o mesmo preço a todos os corretores, e o SEGURADO recebera diversos preços entre diversas Seguradoras.

d)     Para aquele corretor que somente produz uma quantidade mínima de seguros da desejada pela seguradora, esta poderá pagar a comissão mínima de 15%, enquanto que para os grandes corretores, com volume de produção considerável, esta mesma seguradora poderá pagar 20%, 30%,40% ou o que desejar conforme sua regra de remuneração, uma vez que a comissão por Lei será “mínima”. Observem que o corretor não mais poderá utilizar sua comissão adicional, se essa existir além dos 15%, repassando como desconto comercial ao segurado.

e)      Nesse processo também os corretores terão assegurado os seus ganhos nas renovações dos contratos, não mais tendo que se envolver com descontos que ele é obrigado a dar,  provocados pelos aumentos aplicados pelas seguradoras nas renovações dos contratos. Afinal, determinar preço não é papel do Corretor de Seguros.

f)        O pequeno corretor ou recém formado pela FUNENSEG terá condição de lutar por um seguro em condições de preços iguais com os grandes corretores, ficando a decisão do segurado em função da capacidade, credibilidade e atendimento do corretor. Esse item acreditamos ser o mais importante, pois irá contribuir diretamente para a melhoria dos serviços apresentados pelos corretores aos seus clientes.Hoje, se repararmos, tudo que se busca é uma "condição". O que é isso? Nada mais que um preço que estraga o mercado e é desleal com seu colega de profissão. Vamos mudar esse conceito: Entre os seguradores a concorrência é qualidade e preço, para os corretores, a concorrência será baseada no conhecimento e atendimento. No momento em que retirarmos o foco do preço entre os corretores de seguros, a sua venda será diferenciada pelo Atendimento e Conhecimento. Nesse ponto começaremos a criar condições de se desenvolver um melhor atendimento ao Segurado, ou seja, uma verdadeira prestação de serviço, pois é para isso que existimos.

 

g)      Vamos evitar que o BRASIL cometa o erro que os EUA e outros países desenvolvidos cometeram:Criaram corretoras de seguros “MONSTROS”, que com suas políticas de preços privilegiadas, acabaram por verticalizar a concentração de negócios e renda do mercado de corretagem de seguros em seus países, fazendo com que os demais corretores virassem seus funcionários e/ou agentes. Criaram com isso uma situação onde esses MEGA corretores impõem suas condições aos seguradores arrancando-lhes a possibilidades de maiores lucros e submissão aos seus desejos. É interessante aos nossos seguradores manterem a produção pulverizada entre diversos corretores, para sua própria segurança, saúde e harmonia do mercado como um todo.  Vamos a abrir os olhos antes de seja tarde demais.... e mostrar ao mundo que se nessa área onde eles foram incompetentes, nós Brasileiros não seremos!

Diante de todas essas considerações, submetemos essa proposta de PREÇO ÚNICO por Seguradora, para que seja analisada e assimilada como bandeira pela nossa classe, principalmente perante o CNSP e a SUSEP, pois o bem estar dos Segurados e o equilíbrio do Sistema Nacional de Seguros Privados são as preocupações e objetivos principais desses órgãos.

Senhores... o nosso problema é de fundo MORAL! Não precisamos de Leis, mas de uma conduta MORAL de todos componentes do sistema. Lembrando que Ética e Moral (para os antigos) eram sinônimos que significavam: Pensar, Sentir e Agir na mesma coerência, num sentimento que seja bom para toda a sociedade.

 

Cordialmente

Ricardo Labatut

Image

Contato
(13) 2127-0050

rlabatut@rlabatut.com.br

Contate-nos Sempre!

Onde Estamos

Praça da República, nº 62
14ª Andar - Sala nº 142
Santos - SP | Cep: 11013-921