CAMPANHA do PREÇO ÚNICO POR SEGURADORA
Após encerrarmos em 31/12/2006 a campanha do Preço Único por Seguradora, revelamos os números obtidos:
Tivemos 2.951 votos !
Vamos analisar esse número:
Se considerarmos que somente uma pequena parcela dos corretores (quase 50.000) tem acesso a internet, e mesmo os que têm, nem todos conhecem ou pelo menos costumam acessar o Portal (não se trata de demérito ao Portal, mas sabemos que somente um público mais esclarecido e qualificado freqüenta esse Portal), e tendo esse público atingindo quase 3 mil votos, podemos afirmar:
Foi um absoluto sucesso!
Isso demonstra a insatisfação do mercado dos Corretores quanto as constantes agressões na qual nossa classe está exposta frente a uma concorrência predatória, imposta e manipulada por alguns Seguradores, e infelizmente com aval dos Órgão competentes, encarregados de traçar uma política para o nosso mercado de Seguros, onde de planejamento ainda não tive a oportunidade de tomar conhecimento.
Pelo menos ainda não li nada do CNSP, nem uma pequena nota que seja, que diga como se deseja que o Brasil esteja daqui a 10 anos ???
A Susep por sua vez, às vezes, ainda se encontra fazendo a vontade dos Seguradores, mais preocupada em protegê-los ao invés de olhar pelo Segurado ou pelo Corretor. (haja vista o recente escândalo no seguro de vida, onde com todo o barulho provocado, não obrigou as seguradoras que desejassem continuar a comercializar o seguro de vida individual, a disponibilizarem um produto de vigência vitalícia como opção ao de vigência temporária...sendo que dessa forma, o problema continua e vai continuar...aguardem, é só questão de tempo para novos escândalos...)
Resta aos Corretores continuarem insistindo na tecla: quem determina o preço de um produto, é a Seguradora, e não o Corretor. Nós Corretores, somente agregamos orientação e atendimento ao produto, por isso somos remunerados.
É cômodo para as Seguradoras deixarem os corretores se matarem, enquanto ficam olhando seus resultados crescerem de forma aritmética.
Uma estrutura criada somente para privilegiar alguns Corretores que desejam ter preços diferenciados entre seus colegas, com a finalidade de ganhos verticalizados, e ainda acobertados pela “sociedade” com alguns diretores de Seguradoras com as quais trabalham, realmente cria um cenário muito difícil...
Basta olhar alguns executivos chaves das Seguradoras, que quando saem das mesmas, aparecem no dia seguinte como diretores de uma grande Corretora de Seguros, que por coincidência ou não, mantinham grande volume de produção com aquela Seguradora que os empregava.... “Realmente, a gratidão é sem dúvida uma virtude!”
Infelizmente para os Corretores, nossos lideres de classe da época , quando admitiram “sem brigar” a formatação de custos “nets”, ou não enxergaram isso, ou não quiseram enxergar....
Também não podemos agora reclamar, se foi a própria classe que os colocou lá na época, não é mesmo?
Esse é o nosso mercado de Seguros hoje! Provinciano, sem ética, ainda na época dos Coronéis, e se vendendo seja para quem for....sem o menor sinal vergonha e dignidade.
Acho difícil esse panorama mudar no momento, porque está enraizado na mentalidade do povo Brasileiro.
Mas fica aqui registrado!
Foram 2.951 Corretores indignados se manifestando! Com certeza, representativos 2951 Corretores que correspondem a seguramente a maioria dos Corretores numa escala de proporcionalidade.
Parabéns Corretores de Seguros!
Subimos na escala da consciência!
Saber que algo está errado é uma coisa...
Agora, saber o que está errado e fundamental!
É o primeiro passo para o amadurecimento das mudanças!
Às vezes não é necessário que o Homem provoque as mudanças.
A própria natureza se encarrega de colocar todas as vibrações em perfeita harmonia.
Essa é sua essência!
Essa é sua meta, obrigação e natureza!
A harmonia é o certo! A distorção não!
Nós Corretores, temos obrigação de cuidar dos interesses dos Seguradores e dos Segurados, como eles têm obrigação de cuidar dos nossos, pois estamos no mesmo barco: Segurador, Corretor e Segurado.
Se apenas cuidarmos dos nossos problemas, um dia com certeza, o problema do Segurador ou do Segurado vai nos atingir.
Vamos adiante Corretores de Seguros, pois somos fundamentais no sistema, tanto quanto o Segurador, “apenas eles ainda não se deram conta disso”.
Boa Sorte a todos
Ricardo Labatut
Corretor de Seguros
Santos, SP